Kepa, o novo goleiro mais caro do mundo

Primeiro Alisson. Agora Kepa. O goleiro mais caro da história do futebol mundial agora é do Chelsea. O mercado europeu de arqueiros atingiu cifras inimagináveis.

O jovem goleiro Kepa Arrizabalaga deixa o Athletic com o pagamento da multa rescisória de 80 milhões de euros (cerca de R$ 345 milhões) à Liga Espanhola.

Com o valor pago, o goleiro espanhol de 23 anos, convocado para a Copa do Mundo da Rússia, ultrapassada o brasileiro Alisson como o mais caro da posição na história do futebol. Também nesta janela, o titular de Tite foi contratado pelo Liverpool por 72,5 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões).

Essa inflação do mercado da bola, principalmente dos goleiros, levou o preço dos jogadores às alturas. Não há apenas uma explicação para esse superaquecimento, mas sim uma soma de fatores.

Um deles é o faturamento dos principais clubes que não para de crescer. Além disso,   todos sabem que os clubes ingleses têm mais dinheiro que o resto da Europa.

E, opor fim, há a injeção de dinheiro de investidores em clubes tradicionais, mas que andaram em baixa nas últimas temporadas.

Foto: Juan Manuel Serrano Arce / Getty Images

PERFIL

Cim 23 anos e 1,89 m de altura, Kepa Arrizabalaga joga no Athletic Bilbao desde o começa da carreira. Já teve passagens pelo Ponferradina e Valladolid, dois clubes espanhóis, emprestado.

Em 2016 virou titular do Athletic Bilbao no lugar do veterano Iraizoz. No inicio deste ano, o Athletic Bilbao renovou seu contrato até 2025 com uma cláusula no valor de 80 milhões de euros.

Com a chegada de Kepa, os rumores quanto a saída de Courtois do Chelsea aumentam ainda mais. Especulado como reforço do Real Madrid, que esteve muito próximo do goleiro espanhol na última temporada, o belga possui vínculo com os Blues apenas por mais uma temporada.

COMUNICADO

“Nesta quarta-feira, 8 de agosto de 2018, a Liga Espanhola certificou nossa organização que o jogador Kepa Arrizabalaga cumpriu os requisitos para a rescisão unilateral do contrato de trabalho que o ligava ao Athletic. A certificação indica que o jogador expressou seu desejo de encerrar a relação que se juntou desde a temporada de 2004/05 e que o valor da compensação estabelecida em contrato foi depositada. O Athletic agradece ao jogador por sua contribuição durante o tempo que permaneceu em nosso clube”, diz o comunicado.

 

 

Foto de Capa: https://footballace.org